domingo, 28 de agosto de 2011

Nova geração - A historia dos vídeos games [Especial]

Opa galera, blz? Nesse capitulo de artigo Nova geração vou agora citar a historia dos videos games, um capitulo especial falando tudo sobre a historia dos vídeos games, como foi começado cada video game?



Antes de tudo, a historia dos consoles de mesa e de mão, são divididos em gerações, mas por que gerações? Cada geração tem uma grande inovação, pode ser inovação gráfica, tecnológica, de software etc…

Primeira geração
Primeiro vídeo game do mundo, Odyssey 100
Utilizava cartuchos 

A primeira geração foi uma grande revolução tecnológica, foi descoberto o mercado mais milionário, que ainda hoje é um dos mais ricos do mundo.
A primeira geração começou em 1972 e terminou em 1977. O video game começou a ser planejado por Ralph Baer, onde que ele teve a ideia em criar uma TV mais interativa. Em 1966, Baer como Engenheiro chefe e gerente da Sanders Associates, ele explorou mais profundamente essa ideia, e foi dai que lançou o primeiro video game.
Um video game simples, onde pode se jogar com ate dois jogadores, e um ponto segue o outro ponto. Apos mostrar o projeto dele ao Herbert Campman, diretor da R&D, o projeto foi dado como oficial.
Ainda nessa geração, feita apartir de uma pistola de brinqueiro, foi construida a primeira pistola de luz, onde que apontando na tela, interage com o jogo.

Segunda geração
Já na segunda geração, entre 1976 à 1984, o que fez a passagem da primeira para a segunda, foi a popularização da tecnologia de microprocessadores. Os consoles da primeira geração, eram muito grande e pesado, pelo motivo do processador ser grande, e nessa geração a revolução foi no processamento do video game.
Nessa geração, o sucesso da Atari, leva a varias empresas a lançar consoles. A  Fairchild Camera & Instrument, lançou o primeiro console programável, onde que você pode pausar, alterar o tempo e a velocidade do jogo.
Ainda nessa época, começou as criticas sobre jogos violentos, apos o lançamento de Death Race, onde o objetivo principal do jogo era atropelar o máximo de pessoas possível.

Terceira geração





A 4º geração, tem seu grande sucesso com o lançamento do NES/Famicom, ou conhecido populamente por Nintendinho, e Sega Master System, que ate hoje é vendido em modelos mais avançado, mas com os mesmo jogos.
Nessa geração foi popularizado os video games com processadores de 8bits, e foi nessa geração em que foi lançado o lendário jogo, Super Mario Bros, que ate hoje faz muito sucesso nos consoles da nintendo desta geração.

Quarta geração



Nesa geração o destaque principal para os consoles de mesa, foi o processamento de 16bits e a super revolução tecnológica, já com a popularização do telefone-celular, os video games começaram a evoluir, com o console de mão, o famoso Vídeo Game Portátil.
Essa geração começou em 1987 trazendo muitas novidades, uma dela os consoles de mão, que foi lançado 3: Game Boy, Atari Lynx e Sega Game Gear que em meados de 1990 já estava fazendo um sucesso grandioso no mercado de jogos no mundo.
Além disso, nessa epoca o Super Nintendo foi lançado, e mesmo usando cartucho, que já estava ultrapassado fez tanto sucesso quanto aos outros que usam CD. Já os portáteis, como são pequenos ainda usam cartuchos mas pequenos.


Quinta geração


A quinta geração foi marcada pelo grande sucesso do PlayStation, onde foi lançado no Japão, Estados Unidos e Europa, naquela epoca o Brasil era excluído no mercado dos jogos.
O grande marco dessa geração foi a plataforma de seus processadores, que antigamente eram de 16bits, e agora são 32bits, e o caso do Nintendo 64, que saiu em plataforma 64bits trazendo gráficos superiores aos seus concorrentes.
Os portateis não ficaram por tras, foi lançado o GameBoy Color, uma versão mais avançada de 32bits do GameBoy.
Essa geração se passa entre 1993 e 2002, e se deu com a popularização dos processadores 64 bits.


Sexta geração


Essa geração se deu o grande serviço online dos consoles, mas não tão abundante como da sétima geração, mas o PlayStation 2, Sega Dreamcast (ultimo console da SEGA, a parti dai a empresa atua somente com os jogos em si), Nintendo GameCube e o inicio da grande Microsoft nesse ramo, o Microsoft Xbox.
A plataforma dessa geração, são os de 120bits, trazendo ainda pouco realismo grafico, mas com um grande avanço tecnologico, não só grafico mas tambêm no armazenamento, agora invez de usar CD, será usado DVD de 4,7 gb e armazenamento em Disco Rigido, sem a utilização de discos.
A famosa Sony, entra no mercado dos portáteis, e cria o PlayStation Portable, ou mais conhecido por PSP, que ainda hoje é utilizado mas em modelo mais atualizado.
Já nessa epoca se usava compatibilidade com consoles anteriores, como o caso do PlayStation 2, que funcionava jogos de PlayStation 1. Essa geração passa entre 1998 à 2007 com o lançamento com Nintendo Wii.


Sétima geração (atual)


A atual geração dos console, da pelo lançamento do Nintendo Wii, em 2007 pelo sensores de movimentos e  uma super inovação gráfico. Na sétima geração, foi a primeira entrada no Brasil nesse mundo dos vídeo games, com a criação do Zeebo, que foi lançado em vários países da Europa e nos Estados Unidos, mas por não ter grande sucessos e jogos exclusivos de peso, não foi tanto sucesso.
Com a popularização da tecnologia High Definition, os jogos começaram a ser produzidos em alta resolução e alguns jogos principalmente de PlayStation 3, tem tambêm com tecnologia 3D.
O PlayStation 3, usa uma grande mídia, Blu-ray, que pode ser armazenado ate 50gb, assim podendo fazer jogos com mapas super grandes.
Os portáteis, estão recém popularizando nessa geração, ate agora só teve dois portáteis, um que lançou esse ano e outro que em 2012 será lançado com varias e varias inovações.
O 3DS traz uma inovação muito grande no mundo da tecnologia, a visão 3D sem óculos, onde que você pode ter a sensação de espaço em 3D sem a utilização de óculos 3D. E outro, o PlayStation Vita que será lançado com giroscópio, ou seja, jogos interagem com o espaço, por exemplo você teria que girar o portatil para que a câmera gire.

Futura geração (oitava)


O que pode esperar dessa geração? Essa é uma pergunta com mil respostas, mas existem varias hipoteses de o que pode ter nessa geração, uma dela é a desvalorização de midia fisica, como CDs, DVDs e Blu-Rays pois a popularização da compra por download está muito grande, como por exemplo lojas virtuais que vendem nos proprios consoles que é o caso da PS Store e Xbox live marketplace.
Essa geração pode da inicio no lançamento do Wii U, que traz processadores gráficos de super computadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes